• Ana Carvalho

Algoritmo: o que é e como entregar valor

Acabou o mistério: desvendei o algoritmo para você arrasar no seu trabalho com mídias sociais! Ele é a base de tudo, é o chão do trabalho com redes sociais. É ele quem vai definir se o seu conteúdo será entregue para as pessoas. Por isso, entendê-lo é essencial.


Neste post eu vou explicar de forma fácil e resumida o que ele é e como usá-lo ao seu favor, para gerar valor!


Algortimo não é bicho de sete cabeças.


O algoritmo é uma ferramenta de Machine Learning. Isso que dizer que ele entrega coisas que são do seu interesse:


  • ele analisa os posts que você curte,

  • quem você comenta,

  • quem você segue,

  • quem você tagueia,

  • quem conversa com você,

  • quem você interage nos stories.


Ele é nada mais que um código que lê tudinho que você faz pra te entregar aquilo que tem mais chances de ser do seu interesse. Por ser uma ferramenta de inteligência artificial, o algoritmo tá em constante evolução - ele é mutável.


Cassino Effect

Nos jogos de cassino, as pessoas geralmente jogam e ficam ali na expectativa do resultado. Enquanto isso acontece o cérebro delas libera endorfina, que leva à essa emoção de euforia. Para que isso continue trazendo emoções positivas, é preciso sempre ganhar e perder.

Esse equilíbrio é o que mantém o seu interesse constante.


Afinal, se a gente sempre ganha ou sempre perde, o interessa acaba, né? Fica monótono! É assim que as redes sociais funcionam. E é por isso que os algoritmos mudam - eles ficam nos testando pra gente não perder o interesse!


Mas afinal, o que o algoritmo quer?


Que a gente fique na plataforma. E quanto mais tempo, melhor! Porque aí ele entrega mais conteúdo de quem a gente segue e mais anúncios.


O algoritmo quer que a gente utilize novas ferramentas e fomente as novidades que a rede social lança. Ele também entede se o conteúdo que você cria passa valor ou não para as pessoas.


Os dois pilares de valor para o algoritmo: a informação e o entretenimento.

Quando ele percebe que você tá passando informações interessantes para as pessoas, ele entrega mais o seu conteúdo. E quando você tá entretendo as pessoas e fazendo com que elas fiquem mais tempo na plataforma, ele também entrega mais, o que aumenta o seu alcance.



Agora, se o algoritmo perceber que o seu conteúdo é passivo e não existe troca ali - se não há diálogo, se você não engaja e não ajuda as pessoas a passarem mais tempo na plataforma, ele para de entregar o seu conteúdo.


A cereja do bolo: 15 segredos do alcance


Aqui estão boas práticas pra ser amigo do algoritmo e aumentar a entrega do seu conteúdo!


1. Interesse, relacionamento e tempo

Três pilares básicos pra começar. O algoritmo tende a entregar aqueles conteúdos das páginas e/ou perfis que ele sabe que você se relaciona e tem interesse. E geralmente, as publicações feitas por último são aquelas que ele entrega primeiro.


2. Valor

Você entrega valor? Como você pode gerar o máximo de valor possível pra quem te segue? Quando você cria um conteúdo de valor, causa um efeito dominó: mais pessoas compartilham e interagem, e o algotirmo entrega mais o que você cria.


3. Formatos

Acerte os formatos! Crie conteúdos na vertical, pense em ocupar mais a tela o que retém mais a atenção das pessoas. Isso aumenta as chances do seu conteúdo ser mais entregue.


4. Frequência + Consistência

Postar frequente e consistemente te ajuda a crescer. Se você quiser um crescimento rápido, teste postar de 2 a 3 conteúdos por dia. Quanto mais você aparece, mais pessoas te veem e lembram de você.


5. Horários

Atente-se aos horários de publicação. Procure postar quando seus seguidores estiverem online - cada ferramenta oferece insights de horários. Mas claro, não deixe de testar.


6. Tags

Tagueie tudo! Use e abuse das tags, hashtags, locais, pessoas. O tagueamento permite que você apareça em mais feeds.


7. Conteúdo nativo

Não tire a galera da plataforma! Quando você manda as pessoas pra fora da plataforma, o algoritmo diminui o seu alcance. O algoritmo quer quer as pessoas consumam conteúdos que estejam na plataforma e não fora dela.


8. Seja orgânico

Evite usar robôs. O algoritmo entende quando você automatiza curtidas, compra seguidores... A plataforma pega e te penaliza. Seja o mais orgânico possível!


9. Acessbilidade

Você descreve as imagens que você posta usando o texto alternativo? Todas as plataformas têm essa opção, que serve para facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual. Quando o algoritmo entende que você tá ajudando e contribuindo, ela te ajuda também!


10. Watchtime

A plataforma consegue medir o tempo que as pessoas ficam olhando o que você publica. Procure publicar vídeos interessantes, coloque textão na legenda e na imagem. Pense em como o seu conteúdo ajuda a pessoa a passar mais tempo parada nele - isso ajuda o seu conteúdo a ser mais entregue.


11. Engajamento

Quanto mais você engajar com os outros, mais o algoritmo entrega. Dica: 20 min antes de você publicar algo, comece a interagir com as pessoas, curta, comente. Isso ajuda a "aquecer o algoritmo", e pode ajudar a entregar mais aquilo que você postou.


12. Emoção

Apele para a emoção das pessoas. Pra gente querer compartilhar um conteúdo, ele precisa desperta algum tipo de emoção. Conteúdos emotivos são mais compartilhados!


13. Mínimo Mercado Viável

Converse primeiro com as pessoas que já estão com você. Quem fala com todo mundo não fala com ninguém.


14. Novas ferramentas

Use as novidades e fomente isso. Sabe quando aparece uma nova função na plataforma? O algoritmo ama!


15. Revise

Por último, não esqueça de revisar o seu conteúdo antes de colocar no ar. Quando você posta algo e logo edita, isso é mal visto pelo algoritmo. Poste e saia correndo!



 


Tá aí - essas são as dicas pra você colocar em prática e subir no nível das redes sociais

Se você gostou, compartilhe com outras pessoas e me conta o que achou!


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