• Ana Carvalho

Pesquisa: por que é importante e como fazer a sua

Tá na hora de falar sobre o segundo pilar do Social Media Thinking: a pesquisa.


É ela que vai ajudar a entender com clareza com quem a gente tá falando e qual conteúdo é melhor pra gente entregar e como fazer isso.


A pesquisa te ajuda a entender com quem você vai comunicar todos os dias. Afinal, como produzir conteúdo se você não sabe quem vai atingir?


Como resolver um problema de fato se você nem sabe quais problemas que essa pessoa tem?


E principalmente, para quem vender se você nem sabe quem é o cliente que está buscando?


O marketing mudou. A passividade não funciona mais!

Por isso, antes de começar o planejamento, pense em como essa pesquisa vai ser feita e quais dados são mais importantes pra você.


Neste post, eu vou ensinar como aplicar a pesquisa no seu trabalho com redes sociais!


Pesquisa: o que e como fazer

A pesquisa pode ser dividida em duas etapas: a pesquisa prévia e a pesquisa aplicada.


Pesquisa prévia

Aquela que você faz no seu computador, uma desk, como: pesquisa de palavras-chave no google ads, análise de tendências no google trends, olhar analytics do seu site, os insights das redes sociais, estudar o mercado, buscar relatórios, notícias, reports, etc.


Pesquisa aplicada

É quando você escolhe as perguntas a serem feitas, reúne dados e traça os padrões. Na pesquisa aplicada é possível ter muitos tipos de informações? demográficas, pessoais, culturais, consumo e de comportamento.


O passo a passo da pesquisa aplicada:


  • Definir o objetivo: o que eu quero entender com essa pesquisa?

  • Definir público-alvo: em quem aplicar vou aplicar a pesquisa?

  • Definir praça: onde vou aplicar a pesquisa?

  • Definir perguntas: quais são as informações importantes e relevantes para serem coletadas?

  • Definir ferramentas: quais ferramentas vou precisar para realizar a pesquisa?

  • Captação de dados: Ir a campo e aplicar a pesquisa.

  • Decupar os dados: transformar os dados em informações.

  • Criar relatório: inserir as informações em uma apresentação de fácil entendimento.

  • Analisar os dados: entender como os dados nos ajudam a solucionar nossos problemas.


Dica: quem se inscreveu no #Thinkers, a newsletter do SMT, recebeu um roteiro de perguntas para guiar a criação da pesquisa aplicada. Se vc quer fazer parte, clique aqui!

Criando suas personas


Buyer persona

A partir das informações obtidas na pesquisa, você consegue criar a sua buyer persona: uma pessoa completa, com objetivos, anseios e desejos - o consumidor ideal. Assim você já consegue entender o caminhos do seu conteúdo.


Procure pontos em comum nas respostas e vá organizando em grupos. Identifique os padrões - isso vai te ajudar a desenhar o perfil da sua buyer persona. Como essa pessoa se chamaria? Quais características ela teria?


Ao analisar os dados da sua pesquisa, procure pontos em comum nas respostas e agrupe-os para desenhar o perfil do seu cliente ideal.


Entenda o dia a dia dessa pessoa: qual mensagem e qual o formato vc consegue desenhar pra falar com ela?


Fale com essas pessoas (não tente falar com todo mundo)!

Sabendo quem são as pessoas que têm mais chance de ouvir vc, fica mais fácil definir como vc vai falar e qual o conteúdo que será criado, né?


Brand Persona

A partir dos mesmos dados você terá informações complementares que te ajudarão a criar também sua Brand Persona. Unindo o que faz sentido para a sua empresa e o que é importante para o consumidor você vai ter as informações necessárias para criar a identidade da sua marca.


Crie um personagem, bem como o do consumidor ideal. É importante termos personalidade e mantermos a consistência em todos os canais. Papo pra outro post!


Ressignificando o insight


Ufa! Com tanta informação, provavelmente você vai ter diversos insights.


Vale lembrar: insight não é ideia. É o momento em que você percebe o problema. Ter o problema bem identificado já é meio caminho andado.


Como se fosse uma mola comprimida impulsionando as ideias! Ter várias ideias É DIFERENTE de ter vários insights. A partir da pesquisa você enxerga os problemas e define soluções. Por isso, comece sempre pela pesquisa.


Agora sim é hora de deixar as ideias virem! Liste tudo que aparecer e filtre… Pronto!


Tá aí a sua ideia genial de como vc pode ajudar aquela pessoa que vc traçou a partir das pesquisas.


O vídeo completo da pesquisa já está no Youtube.


Se você gostou (ou não), me deixe saber! :)

contato@anacarvalhorp.com.br

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